José Maria Costa está em Bruxelas, onde foi recebido pelo chefe de unidade do Gabinete do Comissário Joaquin Almunia, e garante que o Governo português não informou a Comissão Europeia sob a subconcessão dos Estaleiros.
Questionado sobre qual a diferença entre a unidade de grandes contribuintes – que já integra na AT – e este novo fórum, Paulo Núncio explicou que “a unidade dos grandes contribuintes é um departamento dentro da AT e o fórum vai ser um espaço que reunirá duas, três ou quatro vezes por ano e que permitirá troca de impressões e troca de informações e um contacto direto entre a AT e os grandes contribuintes”.
“Com mais de 100 milhões de internautas e mais de 50 milhões de `smartphones`, o Brasil é um dos países com mais ligações à Internet do mundo”, salientou a fundadora do site que funciona nos EUA desde 2005, Arianna Huffington.
A notícia escolhida para abrir o portal foi uma entrevista ao presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, na qual dava conta de uma diminuição dos poderes do Ministério Público na investigação de irregularidades eleitorais, mas ao princípio da tarde a manchete dava conta de um acidente que resultou em vários mortos na zona norte do Rio de Janeiro.
“Num país tão diversificado como o Brasil, o `Brasil Post` acolherá todas as vozes – políticos, líderes empresariais e académicos, estudantes, ativistas e artistas – e será uma plataforma onde todos os brasileiros poderão compartilhar as suas inquietações”, acrescentou, no dia em que foi lançado o novo portal no país, que é o terceiro mercado mundial para o Facebook e o quinto para o Twitter.
Com este fórum, o Governo pretende “aprofundar o relacionamento entre a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e os grandes contribuintes com base nos princípios de proximidade, transparência e confiança mútua”, bem como “reduzir os custos de contexto, aumentar certeza jurídica nas transações e aprovar códigos de boas práticas”.